Apresentação

Etimologicamente, o termo Toponímia significa o estudo histórico e linguístico da origem dos lugares.
A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e νομα (ónoma), nome, literalmente, o nome de um lugar. Cada topónimo, cada nome de lugar, tem naturalmente a sua origem, a sua razão de ser.
Não sendo algo que se possa visitar, ver ou tocar, a Toponímia está intimamente relacionada aos valores culturais das populações, reflectindo e perpetuando a importância histórica de factos, pessoas, costumes, eventos e lugares, que ficarão na nossa memória colectiva como motivo de orgulho para sempre.
A Toponímia, para além da função cultural, representa também um meio de referência geográfica, que se tem mostrado eficiente, e que importa utilizar e gerir de forma sustentável, sem colocar em causa o seu valor simbólico que veicula a cultura das povoações, imprimindo nos locais marcas indestrutíveis. De acordo com a Lei vigente, compete às Câmaras Municipais a denominação das Avenidas, Ruas, Travessas, Becos, Pracetas e Largos das povoações, bem como a numeração dos seus edifícios. De modo a levar a bom termo esta tarefa, torna-se necessário, antes de mais, conhecer bem os diversos espaços e percursos da cidade. E para conhecê-los é preciso percorrê-los e sentir o pulsar das suas gentes. Para os entender é necessário identificar historicamente, tanto quanto possível, a sua origem. Sendo que todos eles constituem património da história local, tornando-se assim a Toponímia num instrumento de reposição cultural e de preservação de identidade.
No desenvolvimento deste trabalho as Comissões Municipais de Toponímia têm uma grande importância, a Comissão Municipal de Toponímia de Albufeira tem desenvolvido esforços no sentido de resgatar do teórico esquecimento, nomes de grandes personalidades da terra, explorando e identificando as raízes de um determinado local, e a partir daí propor a atribuição de topónimos, sempre com o intuito de os perpetuar e de os tornar sempre presentes. Congratulo-me pelo trabalho desenvolvido pela actual Comissão Municipal de Toponímia de Albufeira, e de todos sem excepção, seus membros, e agradeço a quem com esta tem colaborado.

O Vereador

Carlos Quintino